"Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.
Estimativa de novos casos: 52.680 (2012)
Número de mortes: 12.098, sendo 11.969 mulheres e 129 homens (2008)"
A Liga Acadêmica de Anatomia Patológica do centro universitário unirg, doravante denominada LAAP, constituída em 18 de outubro de 2010, é uma entidade civil, beneficente, sem fins lucrativos de assistência social e orientação, de pessoa jurídica de direito privado, que terá duração por tempo indeterminado.
sexta-feira, 23 de março de 2012
Novo semestre, novas metas
Durante o primeiro semestre de 2012 a LAAP irá trabalhar com as Patologias da Mama. Desde uma revisão anatômica e histológica, passando pela fisiologia e as diversas patologias, até os métodos diagnósticos para o câncer, histopatologia e radiologia.
Segundo informações do INCA:
O INCA também possui uma página com informações do Programa Nacional de Controle do Câncer de MAMA, que pode ser acessada por este link.
Para aprofundar os conhecimentos, aqui está o link da diretriz de Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Mama.
Site da Sociedade Brasileira de Mastologia e da Febrasgo.
Mais informações em breve aqui no blog, ou na página da LAAP no Facebook.
Juliana Cardoso
Diretora de Comunicação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário